Rua Anne Frank, 2861 Boqueirão – Curitiba/PR
(41) 3376.1713

Qual impressão escolher, offset ou digital?

Qual impressão escolher, Offset ou Digital

Atualmente, são tantas opções de impressão que não sabemos nem qual escolher. Qual a diferença entre eles? Qual é mais indicado em cada caso? O que é impressão offset e digital e, principalmente, qual é a diferença entre elas? No post de hoje esclareceremos suas dúvidas!

Impressão offset

Por ter uma alta qualidade de impressão e ser usada para alta tiragem, esse formato é a principal escolha das indústrias gráficas para impressões comerciais. A técnica offset também é a que permite a impressão em maior número de substratos, e não apenas no papel.

A tradução de “offset” para portugês significa “fora do lugar”, ou seja, a tinta não passa diretamente para o papel. A técnica utiliza um sistema de matrizes criadas a partir de chapas de alumínio, que servem como meio de gravação e transferência da imagem para o papel, plástico, ou superfície de preferência. O sistema de cores é o cromia, ou seja, as cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) são impressas uma a uma, formando as imagens por meio da adição desses pigmentos.

Impressão digital

Diferente da impressão offset, a digital é destinada principalmente a pequenas tiragens. O sistema digital elimina boa parte da mecânica envolvida com o offset, tendo as cores, por exemplo, impressas diretamente no papel. Nessa técnica não existem chapas como matrizes de impressão, sendo assim considerada uma técnica direta. O principal meio de impressão digital é através das impressoras a laser, que transferem todas as cores de uma vez só ao papel. A resolução dessas máquinas também é diferenciada: enquanto uma offset imprime com uma resolução de 300 dpi, uma digital chega até os 2400 dpi.

O que considerar quando decidir imprimir?

Com tantas opções, separamos alguns pontos chave para ajudar você a tomar uma decisão.

  • Quantidade de material a ser impresso
  • Qualidade da impressão
  • Prazo da impressão

Com base nesses quesitos você pode optar pela impressão que irá ser mais adequada para o seu objetivo.

Reproset Indústria Gráfica orgulha-se de estar há mais de 40 anos no mercado de impressão offset e digital de alta qualidade. Contamos com um parque gráfico de mais de 4.000 m², e somos especialistas em produção editorial. Possuímos a certificação FSC, garantindo ao nosso cliente um produto diferenciado.

Quer acompanhar mais de perto o nosso trabalho? Curta a nossa página no Facebook e confira o nosso blog.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Deixe um comentário