Rua Anne Frank, 2861 Boqueirão – Curitiba/PR
(41) 3376.1713

Manejo florestal: qual a finalidade do selo FSC?

 

Há 24 anos o mundo já estava preocupado com o desmatamento e o destino das nossas florestas. Foi aí que nasceu o selo FSC. A sigla vem do inglês para Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. Ele foi criado como uma forma de controle das práticas produtivas que vêm das florestas, através da valorização dos produtos que apoiam o manejo florestal responsável da matéria-prima.

O FSC é hoje o selo verde mais conhecido e apoiado no mundo, presente em 75 países e em todos os continentes. Os produtos que possuem a certificação florestal geram, atualmente, cinco bilhões de dólares por ano.

A importância do selo

A certificação florestal garante que a matéria-prima usada passe por um processo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável.

Essa produção deve estar dentro de todas as leis vigentes, garantindo ao consumidor um produto que contribuirá para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais e não degradará o meio ambiente. Serve também para o comprador garantir um produto de qualidade e com valor agregado, capaz de conquistar um público mais exigente. Para isso, o processo tem que assegurar a manutenção da floresta, o emprego e a atividade econômica que ela proporciona.

O que uma empresa com o selo tem de diferencial?

É ecologicamente correta. Para garantir que matéria-prima certificada não será misturada com anão certificada, é preciso rastreá-la durante todo o processo produtivo através de documentação e separação física de estoques. Na indústria gráfica o papel certificado se transforma em livros, revistas, folhetos, embalagens e outros materiais .

É socialmente justa. Toda empresa que possuir o selo FSC estimula e respeita os direitos dos trabalhadores e das comunidades locais dos locais de manejo florestal

Economia viável. As técnicas necessárias para o selo FSC aumentam a produtividade da floresta, garantem a durabilidade dos investimentos e agregam um valor diferenciado ao produto.

A Reproset possui a certificação FSC, garantindo ao seu cliente um produto diferenciado. E orgulha-se de estar há mais de 40 anos no mercado de impressão offset de alto padrão. A empresa conta com um parque gráfico de mais de 4.000 m², e é especialista em produção editorial.

Quer acompanhar mais de perto o nosso trabalho? Curta a nossa página no facebook e confira o nosso blog.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Deixe um comentário