Rua Anne Frank, 2861 Boqueirão – Curitiba/PR
(41) 3376.1713

Psicologia das cores e sua influência em projetos gráficos

Psicologia das cores e sua influência em projetos gráficos

Você já reparou que a maioria dos anúncios de liquidação em lojas são produzidas com o amarelo e vermelho? E a maioria dos hospitais e clínicas predominam a cor branca ou verde no ambiente? Esses dois exemplos indicam que as cores influenciam na nossa percepção visual perante a objetos, marcas e produtos. E essa influência é estudada pela psicologia das cores.

Leia também: Qual a importância das cores?

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores busca entender como nossas escolhas, percepções e sentimentos são influenciados ou ativados pelo significado das cores e suas combinações.

Esse entendimento se dá a partir do estudo do cérebro, que é órgão responsável por reconhecê-las e interpretá-las para produzir as emoções.

O lado esquerdo do cérebro é responsável pela parte lógica, a razão, a matemática e a análise. Já o lado direito é o que rege as emoções, as sensações, as percepção, a imaginação e a intuição. É responsável por tomar decisões, também em funções das cores.

Como as cores influenciam no meu projeto?

Cada cor tem um significado e atrai uma emoção diferente nos consumidores que irão visualizar seu projeto, influenciando diretamente na venda. Estudos apontam que:

  • Cores podem melhor 40% a leitura
  • Melhoram entre 55% e 68% do aprendizado
  • Ampliam em 78% a compreensão da leitura
  • 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca
  • 93% analisam o aspecto visual antes de comprar

Por isso, é necessário compreender como cada cor está atribuída a alguma emoção para ter sucesso em qualquer material editorial.

As cores e seus significados

Entender o seu significado de cada cor é um benefício para atrair mais pessoas para visualizar seu projeto e terem novas percepções de sua marca. Veja:

Além disso, vale lembrar que não são apenas as cores puras que geram um significado e emoção, mas principalmente as suas combinações e tonalidades.

O círculo cromático

O círculo cromático é composto por doze cores, que sã divididas em primárias, secundárias e terciárias.

  • Cores primárias: são as “cores puras”, que não surgem de outras. Sendo elas: o azul, o amarelo e o vermelho.
  • Cores secundárias: surgem da união de duas cores primárias, caso do verde, do laranja e do roxo.
  • Cores terciárias: são a união de uma cor primária e outra secundária, como: vermelho-violeta, vermelho-laranja, amarelo-verde, amarelo-laranja, azul-violeta, azul-verde.

Muitas empresas buscam a combinação de cores no círculo cromático para criar uma percepção de marca geral, como exemplo, o banco Itaú.

O Itaú tem uma comunicação visual voltada para as cores laranja e azul, que significam inovação, exuberância, confiança e segurança. Essa predominância de cores em sua identidade visual auxiliaram na percepção de modernidade, segurança e proximidade que seus clientes tem sobre a marca.

Mas como funciona o Círculo Cromático?

Além das doze cores, o círculo cromático é divido em categorias de cores: análogas, complementares e triádicas. Cada categoria de cores tem suas tonalidades, sendo cada uma atribuída às emoções.

  • Cores Triádicas

As cores triádicas resultam da utilização de tons de 3 cores que ocupam o espaço definido por um triângulo no círculo cromático. Azul, amarelo e vermelho é um exemplo de combinação triádica. Para um resultado mais arrojado e com mais variações, essa combinação de cores é muito indicada.

  • Cores Análogas

São as cores que estão lado a lado no círculo cromático. Vermelho-violeta, vermelho e vermelho-laranja são um exemplo de combinação análoga.

Essa combinação é usada para trazer a sensação de uniformidade, calma e harmonia. Isso não impede que uma cor complementar seja usada para equilibrar o layout.

  • Cores Complementares

Cores complementares são indicadas para criar a sensação de força e equilíbrio, pois geram contraste. Diferente das cores análogas, que estão localizadas lado a lado no círculo de cores, as complementares estão de lados opostos. Elas são compostas pelo total das 12 cores primárias, secundárias e terciárias.

Compreender o significado das cores e como elas combinam é essencial para que seu trabalho editorial tenha um bom resultado. A escolha das cores e suas tonalidades influencia na percepção que o seu cliente terá sobre o seu produto e é com a psicologia das cores que você consegue atraí-lo da melhor forma.

Reproset Indústria Gráfica orgulha-se de estar há mais de 40 anos no mercado de impressão offset de alto padrão. Somos especialistas em produção editorial! Quer acompanhar mais de perto o nosso trabalho? Curta a nossa página no Facebook e confira o nosso blog.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Deixe um comentário