Rua Anne Frank, 2861 Boqueirão – Curitiba/PR
(41) 3376.1713

Tipos de encadernação: qual é a ideal para o meu material?

Tipos de encadernação: qual é a ideal para o meu material? - Reproset

O acabamento em projetos editoriais é uma etapa essencial para facilitar a leitura e manuseio dos livros, além de deixar o produto mais atrativo aos consumidores. Nesse sentido, a encadernação é um processo que vem após a impressão em gráficas editoriais ou digitais.

A encadernação de livros, apostilas, revistas, catálogos e outros materiais, tem o intuito de unir as páginas ordenadamente para garantir o fácil manuseio.

Para entender qual tipo de encadernação é ideal para seu material, é necessário entender como os livros são divididos. Assim, facilita a compreensão e você garante a encadernação mais adequada. Confira!

  • Lombada: tem como função manter as folhas de um livro sempre unidas. Podendo reuni-las de forma costurada, grampeada ou colada.
  • Miolo: são todas as páginas internas de um livro.
  • Seixa: é a distância que vai desde as folhas do livro, até à beirinha do cartão (tipo de capa de esforço)
  • Coifa: É a curvatura nas extremidades da lombada de um livro. Fica entre a lombada e o miolo
  • Guarda ou Folha de guarda: é a folha que se coloca antes das folhas ou da capa original do livro a encadernar.
  • Contra-guarda: material que cobre a segunda capa e a folha de guarda. Em alguns casos, a contra-guarda é também a folha de guarda.
  • Cabeceado: serve para proteção do miolo e fica nas extremidades da coifa

Agora que conhecemos a anatomia do livro, podemos falar sobre as formas de encadernação.

Tipos de encadernação

Existem diversas possibilidades de encadernação que são indicadas a diversos tipos de produções editoriais. Lembre-se que essa técnica ajuda na organização, seleção, apresentação e preservação do material. Por isso, é muito importante pensar na finalidade e qualidade do acabamento delas. Veja a seguir os tipos de encadernação e analise o melhor para o seu material gráfico!

1- Espiral

A encadernação em espiral é um dos métodos mais utilizados em apostilas, TCCs e materiais didáticos. A técnica em espiral faz com que haja suporte de até 400 folhas em gramatura fina e é uma encadernação mais econômica.

O processo de encadernação espiral começa com a realização de furos redondos através de uma máquina específica. Os furos acontecem desde a capa (que pode ser dura ou flexível) até as folhas internas (miolo). Após isso, é inserido nos furos uma espiral, geralmente feita de plástico para garantir a união das folhas.

2- Canoa ou grampo

A encadernação do tipo canoa é aquela usada em revistas e livretos, na qual a capa e o miolo são grampeados. Por isso, não é indicado para materiais com um volume grande de páginas, nem para papéis de alta gramatura.

3- Brochura ou lombada quadrada

A brochura é um tipo de encadernação bastante utilizada nos livros. Normalmente, o miolo é colado  na capa através da aplicação de cola (Hot Melt EVA ou PUR) na lombada.

A lombada nesse tipo de encadernação deve ser bem planejada, pois quando os livros são empilhados, somente a lombada é visível. Por isso, precisa ter uma visualização agradável, simples e com informações importantes, como título, editora e autor da obra.

4- Wire-o

A encadernação em wire-o (duplo anel) é uma técnica aperfeiçoada da encadernação tradicional em espiral. Nesse tipo, o espiral é realizado com arames metálicos duplos, mais robustos e sofisticados, nos quais os furos são quadrados. É bastante conhecido por garantir a valorização do acabamento, visual e resistência do material.

Essa técnica, é mais utilizada na confecção de cadernos, agendas, calendários e portfólios, pois permite utilizar papéis de diferentes gramaturas e uso de capas flexíveis e capas dura.

Lombada quadrada com capa flexível ou capa dura

A técnica de encadernação em lombada quadrada é adequada para impressos que exijam apresentação mais nobre ou destinada a grande manuseio, como livros didáticos e dicionários.

Nesse tipo de encadernação, a lombada quadrada pode ter o miolo colado de diversas maneiras, com colas específicas e industriais ou com costura. Por isso, é um sistema que garante muita resistência e facilidade no manuseio para obras de grandes volumes de páginas.

Encadernação de livros

Os tipos de encadernação mais comuns e escolhidos pelos consumidores são, sem dúvida: a brochura ou lombada quadrada, canoa ou grampeada, espiral e wire-o.

Vai fechar o seu projeto com uma gráfica? Lembre-se, é muito importante consultar o profissional e verificar os melhores acabamentos. Assim, a encadernação ficará mais harmoniosa e agradável para os leitores.

Reproset Indústria Gráfica orgulha-se de estar há mais de 40 anos no mercado de impressão offset e digital de alto padrão, e somos especialistas em produção editorial. Quer acompanhar mais de perto o nosso trabalho? Curta a nossa página no Facebook e confira o nosso blog.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Deixe um comentário