Rua Anne Frank, 2861 Boqueirão – Curitiba/PR
(41) 3376.1713

Como escolher uma gráfica editorial?

Tipos de papel e aplicações: qual é o melhor para a leitura?

Um projeto editorial de sucesso deve almejar que todos os processos de planejamento, produção e impressão sejam feitos com qualidade para atingir um bom resultado. Isso inicia na escolha da gráfica, que vai te ajudar na melhor decisão para seu projeto, escolha do papel e melhor formato para aproveitamento de papel.

Por isso, para você otimizar seu tempo e desenvolver seu projeto em que todas essas etapas sejam eficientes, é importante planejá-las de forma bem estruturada.

Com isso, a escolha da gráfica editorial pode ser um desafio devido a alta quantidade de empresas no ramo. Mas, para te auxiliar a escolher uma gráfica de qualidade, é importante estar atento a alguns aspectos. Veja a seguir:

1- Equipamentos e infraestrutura

Hoje, possuir equipamentos e impressoras de última geração é um requisito básico das boas gráficas. Por isso, ao escolher uma gráfica editorial, opte por aquela que tenha uma infraestrutura atualizada e que esteja alinhada com seus maquinários.

Nesse sentido, a dica é escolher uma gráfica que possua um parque gráfico amplo e moderno. Isso porque quanto maior o parque gráfico, melhores e mais modernos são os seus equipamentos. Assim, você consegue ter a noção da sua qualidade em ter máquinas de ponta. Como também, visualiza a preocupação da gráfica em entregar o melhor serviço ao cliente.

2- Atendimento da gráfica

Uma gráfica que tem uma comunicação eficiente está preocupada com a experiência do usuário, desde a contratação até o fechamento do serviço. Por isso, fique atento se a gráfica escolhida oferece canais de suporte ao cliente e se estes canais são de fácil acesso. O ideal é que a gráfica editorial (e qualquer outro tipo de gráfica) dê assistência para reclamações, dúvidas, sugestões e outros esclarecimentos.

Vale ressaltar que as gráficas que disponibilizam canais diretos com gerentes ou supervisores, facilitam um relacionamento mais próximo com o cliente. Portanto, aposte naquelas que garantem um suporte de qualidade do início ao fim do projeto.

3- Prazo de entrega

Editoras, designers e agências de propaganda trabalham com prazos curtos. Por isso, a excelência de uma gráfica editorial deve acompanhar este ritmo. Nesse caso, escolha gráficas que sejam eficientes em seu prazo de entrega, mas que não deixem de lado a qualidade e acabamento do material.

Desconfie de entregas muito rápidas, pois a qualidade pode deixar a desejar. Como também, desconfie de entregas muito extensas, pois há a possibilidade da gráfica não conseguir atender a demanda da clientela. Assim, esquece do bom atendimento, suporte e organização.

A dica para analisar o prazo de entrega é fazer uma pesquisa de mercado sobre a média de entrega do seu projeto. Se estiver na média, ótimo! Se estiver muito abaixo ou muito acima da média, desconfie.

4- Materiais diversos e insumos de qualidade

As melhores gráficas fornecem informações sobre os seus produtos, processos de produção, diferenciais e insumos. Nesse caso, ao se comunicar com a gráfica vale questionar quais são as matérias-primas utilizada, como papel para impressão, cores, acabamento e outros.

Para isso, é importante observar se a empresa dá a abertura de passar as informações sobre a área gráfica. Aliás, antes de qualquer fechamento de impressão, é essencial que o atendente tenha o mínimo de conhecimento na área e saiba sugerir novos serviços.

Em gráficas, conhecimentos como os tipos de impressão e como funcionam, quais são os tipos de acabamentos, tipos de encadernação em livros, tipos de impressoras, entre outros, são fundamentais.

Por fim, é importante verificar se a gráfica oferece opções mais personalizadas e nobres em seu acabamento. Assim, possibilita maior criatividade e um resultado mais atrativo.

5- Custo-benefício

É certo que uma vantagem na escolha de uma gráfica editorial é a questão dos preços e custo-benefício. Nesse âmbito, avalie a qualidade de todos os aspectos que já comentamos junto com o preço cobrado.

Um ponto importante na escolha da gráfica editorial em relação ao preço, é fazer a mesma pesquisa de mercado do prazo de entrega. Nesse caso, escolher àquela que oferece um preço muito abaixo do mercado tem a possibilidade de pecar na qualidade.

6- Certificações e Selos

Você já parou para pensar no meio ambiente no processo de escolha de uma gráfica editorial? Quando se escolhe uma gráfica, é interessante verificar se a empresa se preocupa com o planeta. Ainda mais pelo ramo exigir e utilizar de matérias-primas provindas da natureza o tempo todo.

Muitas vezes não prestamos atenção na origem dos materiais e descarte de produtos das empresas. Por isso, em relação as gráficas editoriais, é importante escolher uma gráfica que possua a certificação FSC.

“O selo FSC é uma ferramenta de controle da produção florestal […]Serviços que possuam o selo FSC oferecem uma ligação confiável e legal entre a produção e o consumo de produtos florestais. […] Ao decidir por uma gráfica que possui o selo, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e também com o trabalho legal nas florestas.”

Leia mais: Certificação FSC: por que escolher quem tem?

Todas essas características são essenciais na escolha de uma gráfica editorial. Portanto, a qualidade dos processos deve ser eficiente e garantir um resultado final que vá além do esperado. Assim, você como cliente e seus leitores ficarão satisfeitos em todos os sentidos.

Reproset Indústria Gráfica orgulha-se de estar há mais de 40 anos no mercado de impressão offset e digital de alta qualidade. Contamos com um parque gráfico de mais de 4.000 m², e somos especialistas em produção editorial. Possuímos a certificação FSC, garantindo ao nosso cliente um produto diferenciado.

Quer acompanhar mais de perto o nosso trabalho? Curta a nossa página no Facebook e confira o nosso blog.

Facebook Comentários

Post Relacionados

Deixe um comentário